Ingrid Ruiz

Nutrição & Comportamento Alimentar

Por uma nova abordagem da Nutrição que inclua o indivíduo e sua relação com a comida.


Uma rápida pesquisa em imagens do Google com as palavras “nutricionista” ou “nutrição” e voilà: a famosa maçã sendo abraçada pela fita métrica. Uma figura muito emblemática do que foi a Nutrição nas últimas décadas – uma abordagem matemática dos alimentos, interessada apenas no consumo de nutrientes e calorias, que se transformavam em dietas muitas vezes entediantes, cheias de regras e restrições.


Atualmente sabemos que, tão ou mais importante do que O QUE se come, é saber o COMO e o PORQUÊ se come. Avançamos da bioquímica e da fisiologia para o estudo do comportamento humano por meio da sociologia e da psicologia. Assim, entendemos que os hábitos alimentares – onde, com quem, de que forma, quando nos alimentamos –, são tão importantes quanto os nutrientes que ingerimos. E também nossas crenças, nossa ética, nossa visão de mundo, a maneira como preparamos os alimentos, nossas escolhas, o contexto social, nosso estilo de vida, o que pensamos e sentimos com a comida, tudo isso igualmente importa.


Numa época em que o terrorismo nutricional está na moda, nos blogs e nas redes sociais, comer em paz e com prazer algo que julgamos gostoso pode condenar-nos à culpa. Como então desconstruir esse modelo castrador e incorporar o foco no indivíduo e na sua relação com a comida, mas mantendo os saberes da Nutrição clássica como alicerce?



Responder essa questão foi o meu impulso primordial para estudar, ao mesmo tempo, Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar. Queria trançar esses dois campos ao meu campo de estudos por quase 25 anos, o yoga e o mindfulness, com a intenção de ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida e comerem de forma mais consciente e autônoma. Tenho me apoiado especialmente no Mindful Eating e no Comer Intuitivo – esses vão ser assuntos para outros posts.


Saiba mais sobre o Curso Online de Mindful Eating.


#comportamentoalimentar #nutriçãocomportamental #nutriçãoconsciente